A tecnologia é um grande aliado para escritórios ou áreas jurídicas de empresas que buscam mais agilidade e eficiência. Hoje, existem no mercado opções de softwares específicos para gerenciar todo tipo de informação e dados.

A presença da tecnologia na gestão jurídica aprimora todos os processos internos. A equipe sente imediatamente os benefícios da adoção de ferramentas e soluções tecnológicas, especialmente no que diz respeito à produtividade, à organização e ao profissionalismo.

Os setores jurídicos precisam entender que a tecnologia não vem para cortar empregos, mas sim para auxiliar no desenvolvimento do trabalho. Por exemplo, as planilhas e papéis arquivados precisam ser digitalizados, os serviços e atendimento automatizados e a análise de informação e a mensuração de resultados feitas por meio de indicadores e análise de dados.

A tecnologia tem influenciado diretamente a vida das pessoas e com o setor jurídico não é diferente. A forma como os processos são recebidos, conduzidos e solucionados mudaram muito nos últimos anos; e a tendência para 2020 é que novas mudanças aconteçam.

A digitalização das informações e a transição dos processos, que antes eram feitos em papéis e acumulavam muitos arquivos e protocolos, são substituídos por softwares e meios eletrônicos, que fazem destas funções mais simples e rápidas de serem executadas – além de mais sustentáveis.

Estas transformações já fazem parte do setor jurídico há algum tempo, sendo que em 2010 o Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi o primeiro tribunal nacional do mundo a ser totalmente digitalizado, dispensando o uso do papel.

A tecnologia também possibilita a redução de custos. Com o advento da internet, da inteligência artificial e das ferramentas de digitalização de documentos, editores de textos e outras soluções tecnológicas, a gestão hoje dispensa recursos antes necessários.

Equipamentos de scanner e material de escritório, por exemplo, são minimamente necessários. Como a produtividade da equipe aumenta, é preciso menos funcionários. Em suma, há uma grande economia de recursos materiais e humanos.

Os profissionais da área de Direito precisam ser mais flexíveis e se ater a novas áreas do conhecimento, como, por exemplo, tecnologia e empreendedorismo. Além disso, o relacionamento entre profissionais e clientes para o desenvolvimento de soluções será mais humano e próximo, ou seja, a tecnologia não será um substituto, mas sim um meio para estreitar este contato.

Portanto, 2020 é um ano de mudanças e adaptações que vem para transformar o meio jurídico. Para os profissionais dispostos a aproveitar as oportunidades e acompanhar estas transformações, nós, em parceria com a Thomson Reuters, indicamos o Legal One™, que oferece soluções que farão deste próximo ano um sucesso.

Para saber mais, acesse https://www.average.com.br/#!/solutions/legal-one

Fonte: www.thomsonreuters.com.br

Published On: janeiro 20th, 2021 / Categories: Sem categoria /

Inscreva-se para receber nossa newsletter.

Add notice about your Privacy Policy here.