A Jornada do Consumidor e sua importância na estratégia da empresa.
A jornada do consumidor, também chamada de jornada de compra, é uma ferramenta de mapeamento usada para aumentar a taxa de conversão de clientes de uma empresa. Ao pensar em uma estratégia de vendas para atrair e captar novos clientes, você deve levar em consideração todo o trajeto que ele faz até chegar à sua marca. Este caminho é a Jornada do Consumidor, ou seja, é o percurso que um potencial cliente percorre antes de realizar uma compra. Conhecer este caminho é fundamental para obter sucesso e aumentar as vendas.
Normalmente, a jornada pode ser dividida em 4 etapas:
Aprendizado e Descoberta
É a parte do processo em que o consumidor muitas vezes não sabe exatamente que tem um problema ou uma dor. Você pode instigá-lo a querer conhecer mais e aprender sobre algum tema. Como o próprio nome já diz, é uma fase de aprendizados e descobertas, que culminará na etapa seguinte.
É o momento da sua empresa oferecer conteúdo voltado ao aprendizado e que possa ajudar o consumidor a descobrir que sua vida poderia ser melhor com alguma inovação ou tecnologia.
Reconhecimento do Problema
Aqui o consumidor já teve um aprendizado e se aprofundou mais sobre o tema, descobrindo uma necessidade ou problema. A ideia é revelar para ele este problema e deixar aquela famosa 'pulga atrás da orelha'.
Consideração da Solução
Nessa etapa, o consumidor já pesquisou e mapeou quais as possíveis soluções para seu problema. Ele irá analisar as opções para identificar quais são viáveis.
Aqui é interessante criar um senso de urgência para que o consumidor não deixe para resolver o problema em outro momento.
Decisão
No final do processo, o consumidor analisa as opções para tomar sua decisão final de compra. É a hora para mostrar os diferenciais da sua empresa e convencê-lo de que seu produto ou serviço é a escolha certa.
É importante dividir essa jornada de consumo em etapas para que fique mais fácil para profissionais de marketing e vendas atingirem e influenciarem o seu público-alvo e consumidores potenciais, de modo a aumentar a taxa de conversão da empresa, focando os esforços em cada etapa, sabendo o que o consumidor precisa naquele momento.
Isso otimiza o impacto da empresa sobre o consumidor em cada etapa do processo, estreitando melhor o relacionamento com o cliente e a eficiência do processo de vendas como um todo.
Como sua empresa mapeia a jornada do consumidor para otimizar suas estratégias?