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Logística 4.0: torne a sua empresa mais competitiva no mercado
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Logística 4.0: torne a sua empresa mais competitiva no mercado

7 min de leitura
Por Average Tecnologia

O conceito de Logística 4.0 surgiu da Indústria 4.0 e representa a evolução dos processos de gestão de estoques e suprimentos da logística tradicional.

Ele tem guiado as práticas de empresas que buscam se tornar mais competitivas por meio da inovação, tanto no mercado nacional quanto internacional. É o caso da sua empresa? Então, é hora de entender melhor essa tendência, os desafios que ela traz e como ela pode transformar e otimizar a gestão de logística do seu negócio.

Confira!


O que é Logística 4.0?

O avanço tecnológico acelerou os processos que estabeleceram a Indústria 4.0, levando empresas de todos os setores a buscarem aprimorar suas operações.

Isso também levou as empresas a repensarem suas estratégias de logística. A produção em grande volume foi substituída pelo foco nas exigências do cliente e na produção sob demanda.

Tudo isso é impulsionado pelo uso inteligente de tecnologias que ajudam a entender melhor o cliente e a tornar o processo e a distribuição mais dinâmicos e eficientes.

Podemos definir a Logística 4.0 como uma abordagem logística focada no uso de tecnologias para otimizar processos de produção e distribuição, contribuindo para o crescimento sustentável dos negócios.


7 benefícios da nova logística

A Logística 4.0 tem se consolidado nas grandes indústrias e oferece diversos benefícios para quem decide aprimorar a performance da gestão logística. Conheça alguns!

1 – Redução de Custos

Essa é uma das principais vantagens da Logística 4.0. A tecnologia permite conectar diferentes áreas e etapas de fornecimento e logística, tornando a cadeia mais colaborativa.

As informações compartilhadas evitam a produção sem demanda, mitigam interrupções constantes de pedidos e ajudam a reduzir o desperdício de produtos.

2 – Redução de perdas

Entre os riscos da produção em larga escala está a perda de produtos por avaria, estagnação no estoque ou retrabalho (quando não há boa aceitação no mercado).

Com uma produção orientada, se houver necessidade de adequar o produto, a quantidade finalizada não representará um custo tão alto.

3 – Aumento da produtividade

Esqueça os processos manuais que, além de gerarem erros, consomem mais tempo da sua equipe do que o necessário. A premissa da Logística 4.0 é exatamente a digitalização de processos comuns, a otimização de tarefas burocráticas e a redução do lead time.

Assim, o que antes era feito manualmente e levava muito tempo, passa a ser realizado em menos tempo, aumentando a eficiência da sua operação logística.

4 – Maior satisfação do cliente

Não é apenas a logística que está avançando. O consumidor e seus mercados estão mais exigentes. Por isso, a experiência do cliente tem sido crucial na relação entre empresas e clientes.

A Logística 4.0 torna isso possível graças ao aumento da sua eficiência operacional, que agora permite às empresas uma visão 360º de toda a sua cadeia, como otimização de frota e melhor roteirização de entrega.

5 – Aumento do Market Share

A satisfação do cliente se reflete no market share, ou seja, na lembrança que o cliente terá da boa experiência de compra, o que, possivelmente, o fará voltar a consumir com a empresa.

Desse modo, a Logística 4.0 também contribui para o aumento da boa reputação da empresa, ampliando sua presença e longevidade no mercado.

6 – Maior foco na gestão e crescimento organizacional

Com a redução de tempo e custo, e a maioria dos processos sendo realizados por ferramentas de automação, o gestor de logística pode se dedicar melhor às estratégias, destinando seu tempo a atividades analíticas e de melhorias contínuas para a organização.

7 – Melhoria na análise de dados

Não podemos falar de Logística 4.0 sem mencionar o aumento da capacidade analítica. Todos os processos são integrados e monitorados para gerar dados que tornam a cadeia mais transparente e inteligente para seus gestores e operadores logísticos.


Tecnologias que acompanham a Logística 4.0

Como mencionado, o principal diferencial da Logística 4.0 em relação à logística tradicional é o uso de tecnologias que se tornam verdadeiras aliadas na otimização dos processos de produção e distribuição.

Elas contribuem significativamente para a produtividade e o aumento do market share, por meio de um caráter inovador. A seguir, citamos as tecnologias mais utilizadas na Logística 4.0. Veja!

Big Data

Pense em uma grande massa de dados. Isso é o Big Data! Ele reúne dados sobre o setor, dados internos e dados de mercado, incluindo os importantíssimos dados sobre os clientes e suas preferências.

O Big Data possibilita uma visão geral e detalhada de todos os elementos importantes que contribuem para a tomada de decisões na gestão da cadeia produtiva.

Cloud Computing

A nuvem chegou na logística. Além da digitalização dos processos, essa tecnologia oferece acesso mais rápido aos dados, de forma flexível e de qualquer lugar, permitindo que os gestores da logística acessem as informações de locais distintos.

Outro ponto positivo da nuvem é a segurança garantida no armazenamento e processamento de dados. Ou seja, cloud computing torna a gestão logística móvel, escalável e segura.

Digital Twin

Essa tecnologia duplica digitalmente o produto da empresa, criando uma versão protótipo para testes antes de lançar o produto final.

Com o Digital Twin, a logística pode mensurar melhor seu planejamento com baixo custo, validando mudanças e decidindo sobre as melhores alternativas para o espaço disponível.

Inteligência Artificial

Na logística, a IA auxilia nos processos que podem ser automatizados, tornando-os mais ágeis e liberando a equipe humana para se concentrar em atividades mais complexas e analíticas.

Também é um bom recurso para processar dados e auxiliar na análise preditiva do setor, por meio da identificação de padrões de comportamento. Isso permite que a gestão de logística adapte a cadeia produtiva de acordo com o cenário futuro.

A IA ainda contribui no atendimento ao cliente, sendo um recurso que torna o atendimento totalmente disponível a qualquer hora e dia, além de dar mais autonomia ao cliente na resolução de suas demandas.

Internet das Coisas

Já a Internet das Coisas (IoT) é uma tecnologia que permite a conexão à internet de diversos equipamentos usados nas operações de logística. Assim, esses equipamentos podem funcionar de forma automatizada e gerar dados sobre os níveis de produção da cadeia produtiva.

Uma máquina automatizada, além de representar agilidade e eficiência nos processos, também reduz custos, aumenta a produtividade e evita riscos para profissionais em certos tipos de operações.

Machine Learning

Machine Learning é uma das soluções que a IA oferece. Ela define a capacidade da máquina de aprender com os dados coletados e adaptar sua orientação.

Em linhas gerais, a máquina pode aprender de forma automática e gerar modelos analíticos, atuando de forma autônoma.

Para a logística, esse recurso auxilia no aumento da precisão do serviço ofertado, bem como amplia a conexão entre as atividades desenvolvidas, tornando a logística mais ágil e inteligente nas operações.


2 desafios importantes da transformação digital da logística

O desafio mais comum para a empresa que deseja ter uma Logística 4.0 está em sua cultura organizacional.

Ao falarmos sobre a entrada de tecnologias de ponta na rotina da logística, falamos em digitalização dos processos, na transformação digital. Isso pode encontrar resistência devido à aparente dificuldade que a tecnologia apresenta.

Mesmo equipes habituadas a processos morosos e manuais tendem a ter dificuldades para se adaptar ao uso de tecnologias modernas. É preciso, portanto, preparar a equipe para essa mudança, bem como treiná-la para operar e monitorar os processos.

Outro desafio é o uso de dados para orientar decisões. É importante lembrar que a tecnologia não oferece apenas a automatização de processos, mas também torna a logística mais inteligente. Contudo, isso só acontece se o seu time souber utilizar a conectividade e os dados a favor das operações. Logo, é preciso focar também em potencializar a capacidade analítica do seu time.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para transformar a logística da sua empresa. Em breve, traremos mais conteúdos sobre o uso de tecnologias e soluções inovadoras que tornam os processos de comércio exterior mais ágeis.

Para dar os próximos passos e continuar inovando, confira o conteúdo: Comex 4.0: como o digital está salvando o presente do comércio exterior.

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